BIDEN FALA DE FLORESTAS BRASILEIRAS, MAS CALIFÓRNIA ARDE EM CHAMAS!

  No (caótico) debate entre Donald Trump e Joe Biden na noite de terça-feira (29), lá pelas tantas Biden disse que “as florestas brasileiras estão desmoronando”, ofereceu US$ 20 bilhões para pararmos de “destruir” a Amazônia e ainda ameaçou o Brasil com sanções comerciais.


  A resposta a Biden veio do próprio presidente Jair Bolsonaro nesta quarta-feira.

   “O que alguns não entenderam é que o Brasil mudou. Hoje seu presidente não mais aceita subornos, criminosas demarcações ou infundadas ameaças. Nossa soberania é inegociável”, escreveu Bolsonaro em suas mídias sociais.

   
  Como é praxe entre os arrogantes, eles não olham no espelho ou para o seu próprio quintal. Segundo estatísticas reais, o lugar que efetivamente está desmoronando neste exato momento é a Califórnia, lar de Leonardo DiCaprio que também adora se meter em questões que desconhece por completo.

    Na terça-feira (29), enquanto os candidatos presidenciais debatiam, quase 19 mil bombeiros combatiam 27 incêndios florestais graves na Califórnia. As altas temperaturas e os ventos secos continuam espalhando as chamas.
  
  Dados do Cal Fire, o órgão oficial de incêndios do estado, mostram que somente nesta terça (29) os bombeiros atenderam a 19 incêndios florestais. E no condado de Shasta, três civis morreram o que eleva o número de vítimas fatais para 29 desde meados de agosto. 


  Para refrescar a memória do sr. Biden, desde o início deste tórrido e inusitado 2020, ocorreram mais de 8,1 mil incêndios florestais na Califórnia, queimando mais de 3,8 milhões de acres. Cerca de 7,8 mil estruturas foram danificadas ou destruídas.


  E não há previsão de mudança climática nesta semana. Diz o boletim do Cal Fire que a alta pressão forte continua a manter as temperaturas acima do normal em grande parte do interior do estado.

  “Sem precipitação significativa à vista, a Califórnia permanece seca e pronta para incêndios florestais.”


  Portanto, Mr Biden cuide de suas próprias florestas antes que virem cinzas!
   

MAGIA EM CRISE: DISNEY VAI DEMITIR 28 MIL FUNCIONÁRIOS NOS EUA!

  A Disney deve demitir cerca de 28 mil funcionários nos Estados Unidos porque os fechamentos prolongados e comparecimento limitado de visitantes afetaram os negócios dos parques temáticos.


  O anúncio foi feito em uma carta aos funcionários nesta terça-feira (29) por Josh D’Amaro, chefe dos parques da Disney, que listou uma série de decisões difíceis tomadas pelo grupo em função da pandemia.


O número de funcionários despedidos representa cerca de 25% da força de trabalho doméstica dos resorts da Disney.


 Embora a empresa tenha conseguido operar seus parques na Flórida, Paris, Xangai, Japão e Hong Kong com capacidade limitada, a California Adventure e a Disneyland permaneceram fechadas em Anaheim desde a primavera.


Antes da pandemia, os parques da Disney na Califórnia e na Flórida empregavam cerca de 110 mil pessoas. Com os cortes em ambos resorts, esse número será reduzido para cerca de 82 mil.


 A Disney disse que cortou despesas, suspendeu projetos e modificou operações, mas todas essas medidas não foram suficientes para cobrir os prejuízos causados pelas restrições, como distanciamento social e número reduzido de visitantes nos parques ao longo da pandemia.

RAINHA ELIZABETH ESTÁ FURIOSA COM A REVOLTA DE SEUS SÚDITOS!

   A rainha Elizabeth ficou “furiosa” com a rebeldia de alguns de seus súditos.

   É que uma equipe da casa real se revoltou contra o plano de passar o Natal em Sandringham, longe de suas famílias, para proteger do coronavírus a monarca de 94 anos e seus familiares. 
  
  Os cerca de 20 funcionários, que supostamente seriam da limpeza, lavanderia e manutenção, se rebelaram porque não estão dispostos a se isolar de seus entes queridos por quatro semanas, diz a imprensa britânica. Seria uma espécie de “bolha” contra o vírus.


  Segundo o The Sun, “a rainha está furiosa. A equipe disse que basta. É absolutamente sem precedentes.”


   A fonte ouvida pelo jornal acrescentou:


  “Todo mundo quer ser leal, mas eles sentem que foram empurrados para longe demais ao se isolarem de suas famílias no Natal.”



  A revolta dos funcionários significa que a rainha pode ser forçada a passar pela primeira vez o Natal no Castelo de Windsor, onde está isolada, em 33 anos. 








HOTEL CINCO ESTRELAS OFERECE ALMOÇO PRIVÉ NA HORTA

  

  No mundo covid, luxo é ter áreas livres para compartilhar com pequenos grupos. É o que estão fazendo alguns hotéis cinco estrelas do Brasil, como o Bourbon Cataratas do Iguaçu Resort, em Foz do Iguaçu.

  O hotel, dentro do Parque Nacional do Iguaçu e único cinco estrelas da América do Sul do Forbes Guide Travel, criou o almoço na horta, servido apenas para um grupo, ou família, com no mínimo quatro pessoas e no máximo oito.

  Os clientes podem ajudar na colheita das hortaliças orgânicas (livre de agrotóxicos) e entregá-las ao chef para higienização.

 Durante a refeição, o chef fica na churrasqueira servindo legumes e carnes grelhadas na brasa. Água e sucos naturais do próprio pomar do resort estão incluídas.


Cultivada pelo resort desde sua fundação, há mais de 45 anos, a horta do resort ocupa uma área de mais de 2 mil m², sendo 70% de verduras (alface, chicória, almeirão, couve, rúcula etc), 20% de temperos e 10% de legumes.

Já o pomar, com quase 8,5 mil m², é formado por 85% de frutas cítricas e o restante de outros tipos, como banana, mamão, uva e pêssego.

As reservas podem ser feitas para todos os dias da semana, sempre com 48 horas de antecedência e estão sujeitas à alteração por mudanças climáticas.

De sobremesa, o cliente terá no resort a melhor vista das cataratas do Iguaçu, que estão na lista das sete novas maravilhas naturais do mundo da Unesco.


  


BRASIL LANÇA APLICATIVO DE RASTREAMENTO DE CONTATOS PARA A COVID-19!

   O Brasil ganha seu primeiro aplicativo de rastreamento de contatos para detectar a covid-19. A tecnologia deverá ser usada obrigatoriamente em Fernando de Noronha (PE) a partir de 10 de outubro, quando a ilha reabre para o turismo.


   Batizado de Dycovid, usa o Bluetooth e o GPS para identificar contatos de risco entre os usuários. Além do aplicativo, os visitantes deverão também mostrar o resultado negativo do exame RT-PCR para entrar na ilha.


 Utilizando a tecnologia contact tracing, o Dycovid pode analisar o histórico de até 14 dias antes do teste do infectado pelo vírus dar positivo.


  Dessa forma, as pessoas nas imediações do contaminado recebem uma notificação de risco, classificada de acordo com proximidade e tempo de exposição.

  São três níveis de rotulação, sendo o mais alto para pessoas que passaram um período maior mais próximas ao contaminado. E seus contatos dos últimos 14 dias serão notificados.


  O aplicativo também oferece um mapa que registra os lugares com índice mais alto de contaminação. 


  Ele foi desenvolvido pela startup brasileira MAMBA Labs, com patrocínio do Ministério Público de Pernambuco, secretaria estadual de Saúde e Porto Digital.  
  
  Segundo a startup, o Dycovid não coleta nenhuma informação do usuário e nenhum dado pessoal é adicionado. A notificação é feita pelo próprio aparelho. Quando o app for desinstalado, os registros de dados são perdidos.


  Bem-vindos ao novo normal!

BORIS JOHNSON QUER CAMPANHA CONTRA EXPANSIONISMO CHINÊS

 A mais recente decisão do primeiro ministro britânico, Boris Johnson, é um assunto que interessa ao Brasil: ele ordenou aos diplomatas que lancem nova campanha contra o “expansionismo” chinês.


  Isso porque o país foi acusado de pressionar a ilha de Barbados, no Caribe, para destituir a rainha Elizabeth como sua chefe de estado. 
   
  A ilha se inclui na lista de inúmeros países que estão no programa Beltt and Road Initiative, da China. Funciona assim: Pequim empresta dinheiro aos países mais pobres para ajudar a financiar projetos de infraestrutura, como portos e linhas ferroviárias. 
  
  Caso o país não consiga saldar suas dívidas, a China assume o controle do projeto concluído. E Boris Johnson teme que os prejuízos causados pela pandemia tornem os países ainda mais vulneráveis à dominação.


  Ele defende que a China seja mais “transparente” em suas negociações financeiras com outros países.

  Barbados, que conquistou a independência em 1966, anunciou que se tornaria uma república em 2021.


  A inteligência dos EUA alertou o Reino Unido que a ilha foi pressionada pelos chineses para cortar seus ‘laços coloniais’.


 O presidente conservador do Comitê de Relações Exteriores, Tom Tugendhat, em artigo no Daily Mail deste domingo (27), diz que o caso da ilha caribenha mostra como os chineses estão “amarrando novas nações em sua própria ordem imperial ao implantar a diplomacia da dívida”.


  Ele escreve ainda que “os países estão tomando empréstimos de bancos estatais chineses, apostando que podem pagá-los antes do vencimento da cláusula padrão”.


  Segundo o jornal britânico, as dívidas de alguns países mais pobres com a China respondem por quase um terço do seu PIB. O Camboja, por exemplo, deve 29,5%. O Brasil também faz parte dessa lista. 

Brasil está entre os países que devem ao dragão vermelho   Foto Reprodução/Daily Mail

 A nova iniciativa de Johnson marca uma mudança brusca de política em relação aos governos anteriores. Na gestão de Theresa May, seu chanceler Philip Hammond pressionou a Grã-Bretanha a endossar totalmente a iniciativa de investimento global da China.


  A China está tentando o que os soviéticos não conseguiram com guerrilheiros e revolucionários: reescrever o sistema operacional global. E eles estão tendo sucesso. A cooperação internacional do comércio à tecnologia é organizada”, escreveu Tom Tugendhat.



  E ele acrescenta:


  “Estamos sob a sombra de um novo trono. A China está procurando replicar seu próprio sistema repressivo de comando e controle interno em escala global. Assim como suas 34 províncias (35 com Taiwan) devem obedecer às regras do secretário geral do Partido Comunista, os novos postos avançados ‘coloniais’ também devem votar conforme as instruções.”

   É ou não assustador?
  

MANIFESTANTES CONTRA NOVO LOCKDOWN VÃO ÀS RUAS EM LONDRES!

  As pessoas não aguentam mais lockdown: neste sábado cerca de 15 mil manifestantes foram às ruas de Londres para protestar contra regras mais rígidas impostas pelo governo para tentar conter a segunda onda de coronavírus no Reino Unido


  Portando cartazes que diziam We do not consent (Nós não consentimos) e “Nós vamos vencer”, alguns manifestantes abandonaram suas máscaras e desrespeitaram a distância social. Houve confronto com a polícia metropolitana. 


  Alguns chegaram a empurrar os policiais enquanto eles tentavam circular em meio à multidão. 


  A Scotland Yard disse que “a violação colocou as pessoas em risco de transmitir o vírus”.


  A reação é em decorrente da decisão do governo de colocar cerca de 18 milhões de britânicos (um quarto da população) sob restrições mais rígidas até as 18h deste domingo.


  Isso porque o Reino Unido anunciou o recorde de 6.874 novos casos nas últimas 24 horas.
 
  Segundo a imprensa britânica, na cidade galesa de Llanelli as famílias devem ser proibidas de entrar nas casas e jardins uma das outras a partir das 18h deste sábado. Outras cidades devem também adotar as mesmas medidas.

  A Grã-Bretanha registrou neste sábado 24 mortes, três delas no País de Gales e uma na Irlanda do Norte.  

  E o país foi avisado que esse número pode aumentar para 100 mortes por dia nas próximas semanas.

  

VIOLÊNCIA NOS EUA: PORTLAND ENTRA EM ESTADO DE EMERGÊNCIA!

  A situação está tensa nos EUA: o governo de Oregon decretou estado de emergência em Portland neste fim de semana em razão dos riscos de violência.


  O motivo é que haverá neste sábado (26) uma manifestação dos Proud Boys, considerados de “supremacia branca”.


 Líderes do movimento dizem ter convocado o ato para “acabar com o terrorismo doméstico” na maior cidade de Oregon, que há quatro meses enfrenta manifestações quase diárias contra a violência policial e o racismo. 


 O Proud Boys é um grupo exclusivamente masculino, que se auto define como “uma organização fraternal contra o racismo e o politicamente correto”.


  A governadora Kate Brown disse estar “extremamente preocupada”:


  “Não vamos tolerar nenhum tipo de violência neste fim de semana. Aqueles que alimentam as chamas da violência, aqueles que vêm a Portland em busca de uma luta serão responsabilizados ‘, disse Brown, informa a Fox News.

  O presidente do Proud Boys, Enrique Tarrio, afirmou que “eles serão pacíficos a menos que sejam provocados. O que não toleramos é a violência contra os participantes.”


  O embate vai muito além de manifestações dos grupos e entra nas discussões das eleições presidenciais em novembro.


  Para o presidente Donald Trump, Portland é uma das várias cidades lideradas pelos democratas consideradas por ele como “jurisdições anarquistas”.


  Já o adversário democrata Joe Biden diz que “a retórica de Trump está alimentando a violência”.





CARRO CAI NO RIO SENA, EM PARIS. OCUPANTES SOBREVIVEM!

 Um acidente inusitado aconteceu na madrugada deste sábado (26), em Paris. Um carro desgovernado caiu dentro do rio Sena, perto da Torre Eiffel.


  Os quatro ocupantes – a maioria jovens, segundo a imprensa francesa – sobreviveram, mas três deles foram levados para o hospital em estado grave.


  O acidente mobilizou 50 homens do corpo de bombeiros. Segundo testemunhas, o veículo teria perdido a direção, bateu em um poste e foi parar dentro do rio.


  

HOTÉIS DE LUXO DO BRASIL DENUNCIAM GOLPES NAS MÍDIAS SOCIAIS

   Os hotéis e pousadas de luxo do Brasil têm sido vítimas de sucessivos golpes de fraudes nas mídias sociais. Os criminosos atuam de norte a sul do país para acessar dados dos usuários e até clonar o whatsapp.

  O alerta é da Brazilian Luxury Travel Association (BLTA), que representa o segmento luxo no Brasil e no exterior. Dos 39 empreendimentos associados, somente dois deles não foram vítimas de golpes no Facebook e no Instagram.  

  Simone Scorsato, diretora executiva da BLTA, diz que esta não é uma situação exclusiva dos seus membros, também afetando outras associações de hotelaria e turismo. 

  ‘No grupo de whatswapp dos membros da BLTA são frequentes os relatos de contas fake e pedidos de denúncias das mesmas’, afirma.

   Os golpistas agem da seguinte forma: criam contas falsas com nomes parecidos (geralmente adicionam um número no final, um ponto, br etc) e oferecem vantagens, como sorteio de diárias.

   Ao receberem os dados das vítimas, os estelionatários enviam uma mensagem de texto que, ao ser acessada, permite a clonagem automática do whatsapp, abrindo espaço para a extorsão.

  Alguns desses estabelecimentos foram vítimas da fraude mais de uma vez. A pousada Estrela D´Água, em Trancoso (BA), teve duas contas falsas criadas com o seu nome, que ofereciam sorteios de diárias.

  Em São Paulo, os hotéis Unique e Unique Garden (na capital e em Mairiporã, respectivamente) lutam para excluir cinco perfis falsos ainda ativos no Instagram.

  Todos já foram exaustivamente denunciados, mas a plataforma diz que essas contas não ferem suas diretrizes. 

   Segundo a BLTA, os perfis falsos movimentam mais de 30 respostas por dia junto aos usuários, número, aliás, que já chegou a 50.

   A pousada de luxo Rancho do Peixe, em Jericoacoara (CE) já teve seu perfil clonado três vezes. E em todas essas situações foi alertada pelos próprios hóspedes sobre a tentativa de golpe e a oferta de diárias gratuitas.

  O Cristalino Lodge, em Alta Floresta (MT), chegou a publicar um comunicado em português e em inglês em seu perfil no instagram, alertando sobre o golpe.H

  Para não cair nas armadilhas dos estelionatários, os usuários devem desconfiar de contas com número baixo de seguidores ou ofertas tentadoras. É sempre bom checar no site do hotel ou pedir informações ao seu agente de viagens.

   Sabemos o quanto é difícil combater esses golpes digitais. Segundo o Psafe, laboratório especializado no assunto, a estimativa é que a clonagem do whatsapp já atingiu mais de 3 milhões de pessoas no Brasil em 2020.

  Em 2019, o Facebook excluiu 6,5 bilhões de contas falsas.