HOTÉIS SUSTENTÁVEIS GANHAM SELO PRÓPRIO E SÃO TENDÊNCIA ENTRE VIAJANTES!

 

    Sustentabilidade é tendência mundial e, claro, que o conceito também inclui as viagens. Uma pesquisa do Booking.com mostra que 78% dos brasileiros querem viajar de forma sustentável.

  Outros 64% admitem ficar muito irritados quando se deparam com comportamentos não sustentáveis durante suas viagens, como um hotel sem coleta de lixo reciclável, por exemplo.

  Por isso, a plataforma criou o selo Viagem Sustentável, que mostra aos viajantes as hospedagens certificadas pelo programa que leva o mesmo nome.

  Para encontrá-las, basta seguir o ícone de uma folha verde em suas respectivas páginas ou usar o filtro “sustentabilidade”.

  Aqui, a gente mostra algumas propriedades selecionadas pela plataforma de viagens ao redor do mundo, que já implementaram práticas sustentáveis de impacto.

JERICOACOARA, CEARÁ

    O Sable Jeri,  que tem piscina ao ar livre e fica a cinco minutos a pé do centro do vilarejo, não utiliza embalagens e produtos plásticos descartáveis, além de reciclar o lixo. Os pontos famosos por perto incluem a Duna do Pôr do Sol, a Praia da Malhada e a Pedra Furada.


RIO DE JANEIRO

    Além de oferecer uma bela vista do Pão de Açúcar e da Baía da Guanabara, o Gerthrudes Bed & Breakfast, no charmoso bairro de Santa Tereza e a 700 metros dos Arcos da Lapa, investe parte de sua receita em projetos comunitários ou de sustentabilidade.


CUSCO, PERU

 

    Na cidade histórica de Cusco, ponto de partida para as ruínas de Machu Picchu, o Monasterio é um hotel cinco estrelas do gripo Belmond construído em um mosteiro de 1592. Além de manter o estilo, o hotel tem um pátio com vegetação abundante e investe uma porcentagem de sua receita em projetos de sustentabilidade comunitária.  


RUKA, FINLÂNDIA

   Que tal passar a noite em um iglu como o Magical Pond, que usa eletricidade 100% renovável. Também não trabalha com plástico descartável e tem uma estação de recarga para veículos elétricos. Além de maravilhosa, a natureza ali é preservada.


 ALZEJUR, PORTUGAL

   Quando privacidade e sustentabilidade se conjugam, o turista tem o melhor dos mundos, como na Quinta Alma – Ecological Retreat Farm, joia rara nas montanhas de Monchique, na costa de Algarve voltada para o Atlântico. Os hóspedes podem desfrutar de experiências represantativas da cultura da região. 


FEZ, MARROCOS


  Na cidade histórica marroquina, o 
Riad Ibn Battouta & Spa oferece o tradicional hamman (banho turco) e uma sala de massagens para seus hóspedes (foto). Todo o hotel usa energia elétrica 100% renovável.


DUBAI, EMIRADOS ÁRABES UNIDOS

   O Jumeirah Dar Al Masyaf, com praia privativa, parque aquático e campo de golfe, investe cada vez mais na sustentabilidade, incluindo programas para reduzir o desperdício de alimentos. Também investe parte de sua receita em projetos comunitários.

   


DIVÓRCIOS CONTINUAM EM ALTA NO BRASIL. SÃO PAULO LIDERA O RANKING!

    Os divórcios, um dos maiores efeitos colaterais da pandemia, permanecem em curva ascendente no país.

    O segundo semestre de 2020 contabilizou o maior número de divórcios registrados em cartórios no país. 

   Essa tendência se manteve em 2021: foram quase 30 mil separações somente nos cinco primeiros meses, um crescimento de 26,9% em relação ao mesmo período do ano passado.

  O aumento ocorreu em 22 estados do país e no Distrito Federal. São Paulo ocupa o primeiro lugar do ranking, seguido do Paraná, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro.

  As informações são da iDivorciei, que se define como hub de serviços e conteúdo para divorciados, oferecendo orientações de especialistas em saúde emocional, assessoria financeira e jurídica, além de carreira e moradia, entre outros. 

  Se você está atravessando uma crise conjugal, pode acompanhar melhor o trabalho da empresa em suas redes sociais, como @idivorciei (Instagram) e em seu canal do YouTube.


CEO DO TWITTER E COFUNDADOR DA PLATAFORMA DEIXA O CARGO!

    Jack Dorsey, CEO e cofundador do Twitter, está deixando o cargo de presidente-executivo da plataforma de mídia social.   

  Ele será substituído imediatamente pelo diretor de tecnologia, Parag Agrawal, que está no Twitter há mais de dez anos e assumiu a direção de tecnologia em 2017.

  “Eu amo o Twitter”, postou Dorsey no domingo (28), véspera do anúncio. Ninguém entendeu muito bem o post, mas hoje recebeu milhares de curtidas. 

  Segundo afirmou em comunicado divulgado pela empresa nesta segunda-feira (29), “decidi deixar o Twitter porque acredito que a empresa está pronta para superar seus fundadores.”

   Mas, a agência Reuters disse que o conselho do Twitter estava organizando a saída de dele desde 2020.

  “Esta foi a minha decisão e foi difícil para mim”, acrescentou.

  Ele teceu elogios ao sucessor: “Seu trabalho nos últimos dez anos foi transformador. Estou profundamente grato por sua habilidade, coração e alma. É sua hora de liderar.”  

   Dorsey, que também é o CEO da empresa de pagamentos Square, permanecerá membro do conselho de diretores do Twitter até 2022, quando seu mandato expira. As ações da empresa fecharam a segunda-feira com queda de 3%.

  Depois de ajudar a fundar o Twitter em 2006 com Noah Glass, Biz Stone e Evan Williams, Dorsey foi CEO da empresa até 2008, quando foi afastado do cargo. Voltou ao comando da empresa em 2015, depois que o ex-CEO Dick Costolo deixou o cargo.

  Nos últimos dois anos, Dorsey enfrentou uma chuva de críticas por defensores da liberdade de expressão, principalmente depois da decisão da plataforma de banir o então presidente Donald Trump da plataforma, em janeiro de 2021.

   À frente de uma das plataformas mais acessadas do mundo, Dorsey ficou bilionário. Seu patrimônio hoje é de US$ 11,9 bilhões e ele ocupa a 53º posição entre as pessoas mais ricas do mundo.

  Nos últimos tempos, Jack Dorsey também se envolveu com o mercado das criptomoedas. 

RECUPERADOS DE COVID TÊM ALTA PROTEÇÃO NATURAL E BAIXO RISCO DE REINFECÇÃO!

    Pessoas que já contraíram e se recuperaram da covid-19, correm pouco risco de ter a doença novamente.

   Esta é a conclusão de um estudo, publicado esta semana no New England Journal of Medicine por pesquisadores do Qatar, país do Golfo Pérsico.

  Eles examinaram dados de mais de 353 mil pessoas que tiveram infecções confirmadas entre 28 de fevereiro de 2020 e 28 de abril de 2021.

  Só foram registradas como reinfecções pacientes que testaram positivo pelo menos 90 dias após a sua primeira infecção.  

  Depois de excluir cerca de 87,5 mil pessoas vacinadas, os pesquisadores descobriram que aquelas com imunidade natural tinham baixo de risco de reinfecção e de casos graves da doença.

   Do total de casos investigados, apenas 1.304 reinfecções foram identificadas. Ou seja: 0,4% de cidadãos com imunidade natural e sem registro de vacinação pegaram covid pela segunda vez. 

   E o mais importante: a probabilidade de doença grave foi de 0,1% em relação à primeira infecção. Apenas quatro desses casos foram detectados pelo estudo.

 Não houve nenhum registro de morte entre os infectados pela segunda vez.

  O estudo contribui para o crescente número de pesquisas indicando que os recuperados da covid desfrutam de altos níveis de imunidade contra reinfecção e proteção ainda maior contra doenças graves e mortes, avaliou Monica Gandhi, médica em doenças infecciosas da Universidade da Califórnia, em San Francisco.


MÉXICO EXIGIRÁ VISTO DE BRASILEIROS E GOVERNO VAI USAR RECIPROCIDADE: MEXICANOS TAMBÉM PAGARÃO!

    Quebrando o acordo entre os dois países, o México voltará a cobrar visto de entrada dos brasileiros. E o governo Bolsonaro decidiu aplicar o princípio da reciprocidade, ou seja, os mexicanos terão a mesma exigência.

   A informação foi divulgada neste sábado (27) em nota do Ministério das Relações Exteriores.

   O acordo estabelecendo a gratuidade dos vistos entre os dois países foi feito em novembro do ano 2000 e passou a vigorar em 2004. O México tomou a decisão unilateralmente.  

  Segundo a CNN Brasil, isso ocorreu em razão do aumento do número de pessoas que tentavam cruzar ilegalmente a fronteira para os Estados Unidos.

  A agência Reuters informou que o governo de Joe Biden havia solicitado há meses ao México a volta da obrigatoriedade de visto para brasileiros.

  Quem for ao México a partir de 11 de dezembro, a turismo ou a negócios, deverá solicitar antes da viagem a autorização eletrônica para entrada no país. Será disponibilizada uma página eletrônica para esse serviço.

  Mas, os brasileiros que tenham visto válido ou autorização de residência para os Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Japão ou de qualquer um dos países integrantes do espaço Schengen estarão livres da nova exigência.

  O Itamaraty, diz a nota, expressou às autoridades mexicanas “a expectativa de que a medida tenha vigência transitória e de curta duração e contribua para a redução do número de inadmissões”.


LUXO: RESORT PONTA DOS GANCHOS COMEMORA 20 ANOS CHEIO DE NOVIDADES!

   Dezembro será um mês de celebração dupla no Ponta dos Ganchos Exclusive Resort. É que este hotel cinco estrelas, com uma paisagem única em Santa Catarina e que coleciona prêmios internacionais, está completando 20 anos. 

   Ao longo dessas duas décadas, já ocuparam seus bangalôs de frente para o mar estrelas como Beyoncé e Paul McCartney, além de gente que gosta de natureza, bem-estar, boa gastronomia e serviços premium.

  Tanto que foi reconhecido como o melhor resort das Américas pela The Leading Hotels of the World (2019) e está entre os dez melhores hotéis do mundo.

  Não é à toa. Instalado em uma área de 80 mil m², tem 25 amplos e sofisticados bangalôs com uma vista incrível para o mar da Costa Esmeralda.

 MUITA FESTA

 

Vista aérea da ilha

  Para celebrar a data, o calendário está repleto de atividades, que serão compartilhadas com seus hóspedes.

  Já neste sábado haverá um pocket show com Tony Gordon and Band (ele ganhou o The Voice Brasil em 2019, lembram?), interpretando clássicos de todos os tempos. 

 No dia 15 de dezembro, a data oficial de aniversário, o resort faz um brinde na praia, ao pôr do sol, com direito a espumante e DJ.

  Quem escolher passar o Natal no resort, usufruirá na noite de 23 de dezembro de um concerto lírico de sopranos, que cantarão trechos das mais famosas óperas e músicas natalinas, ao som de piano.

Um dos cenários do piquenique oferecido aos hóspedes


  Além disso, os hóspedes contam com uma programação variada junto à bela natureza do entorno, como uma trilha guiada à Praia do Fora, com vistas maravilhosas da baía de Ganchos, e piquenique. 

Beach club, ponto de partida para os esportes náuticos


  O resort também ganhou um novo espaço gastronômico casual e uma quadra de beach tennis, além de ter reformado bangalôs e lobby. 

  Para relaxar, o melhor local é o Spa by Sisley, que só usa produtos da renomada marca francesa e está localizado no extremo da península do hotel, em uma área incrivelmente verde e com ampla carta de tratamentos.

  

  

 

EUROPA DECRETA MAIS BLOQUEIOS PARA ENFRENTAR COVID E NOVA VARIANTE!

    Apesar de protestos em massa nos últimos dois meses, a Europa vai radicalizar outra vez nas medidas restritivas contra a covid-19 neste final de 2021, que promete ser tenso.

   Se você está pensando em viajar para lá, repense!

  O primeiro-ministro da Bélgica, Alexander De Croo, disse que “as infecções agora no país “são piores do que a pior das hipóteses”.

  Por isso, a partir deste sábado (27), as casas noturnas não mais funcionarão, enquanto restaurantes e bares deverão fechar às 23h. 

  Palco de protestos violentos nos últimos dias, a Holanda deverá prorrogar o toque de recolher noturno, implantado em 12 de novembro, forçando restaurantes e lojas não essenciais a fechar entre 17h e 5h todos os dias.

  A Alemanha, que enfrenta aumento de casos e hospitais lotados, reforçou as restrições aos não vacinados. A Áustria confinou em casa os que se recusaram a tomar as vacinas. 

  Itália e França também têm como alvo os não vacinados, expandindo o uso de seus sistemas de passes sanitários em espaços públicos e empresas. 

  Para completar, a descoberta de uma nova variante em Botswana, na África, e na África do Sul, com grande poder de mutações, virou motivo de alarme total.

  A variante foi batizada de Omicron e classificada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como ‘preocupante’.

  A União Europeia recomendou a suspensão de todas as viagens entre o continente e os países da África Austral. Outros países já fazem o mesmo.

  Para os líderes europeus, o número de vacinados é insuficiente para conter a transmissão do vírus. Mas, em países com 100% de vacinação, como Gibraltar, os bloqueios também acontecem.

  Será que a Europa, cuja economia já se mostra enfraquecida, terá fôlego suficiente para enfrentar uma nova onda de isolamentos com a população cada vez mais revoltada?

  Sobre a nova variante africana, os cientistas, incluindo os britânicos que a descobriram, têm ainda poucas informações diante do grande barulho que já está sendo feito em torno dela.

  Eles apenas começaram a monitorar o vírus!

  




O DRAMA DOS PILOTOS DA CATHAY PACIFIC: ESTRESSE, CAMPOS DE QUARENTENAS E DEMISSÕES!

    A Cathay Pacific, uma das maiores companhias aéreas da Ásia, enfrenta problemas sérios com seus pilotos: eles dizem que a política de covid zero, com regras rígidas de quarentena em Hong Kong, colocam em risco sua saúde mental, além de provocar estresse e demissões.

 Segundo a Reuters, três pilotos foram demitidos na semana passada por deixarem seus quartos de hotel durante escala em Frankfurt e depois testaram positivo.

  A reação do governo foi trancar mais de 270 pessoas, incluindo crianças em idade escolar ligadas às suas famílias, em minúsculos alojamentos em um campo de quarentena estadual.

 Alguns declararam-se inaptos para voar após a liberação. Todos eles estão vacinados e muito revoltados.

  Outros pilotos da empresa aérea contaram à Reuters que as demissões aumentaram um ano depois que muitos tiveram seus salários permanentemente cortados em até 58%.

  A Cathay reconheceu, em um comunicado, que as demissões de pilotos aumentaram além dos níveis normais desde o final de outubro, diz a Reuteurs.

ALTO RISCO

  O governo de Hong Kong lista vários destinos, incluindo EUA e Grã-Bretanha, como de “alto risco”.

  Assim, os pilotos da Cathay que voam com passageiros procedentes desses países estão sujeitos a duas semanas de quarentena em hotéis. 

  Para resolver a questão, a companhia implantou escalas de “circuito fechado” de forma voluntária em fevereiro.

  Os que aceitavam deveriam ficar cinco semanas consecutivas trancadas em quartos de hotel sem acesso ao ar fresco ou academia e depois passavam duas semanas de folga em casa.

  Alguns pilotos dizem que aceitaram as condições para ganhar um dinheiro extra visto que seus salários foram cortados pela metade. Eles revelam que há profissionais hoje em seu 5º ou 6º ciclo fechado.

  A Cathay informou que alguns voos de chegada durante dezembro, pico da temporada, seriam cancelados e indicou a falta de voluntários.

  Os profissionais temem ainda novas demissões em 2022, quando acabarem os benefícios provisórios de moradia e educação. 

  A companhia disse que contratará “centenas” de novos pilotos e que reiniciará seu programa de cadetes no próximo ano.

MÃE NATUREZA: NASCEM ‘BILHÕES DE FILHOTES’ NA GRANDE BARREIRA DE CORAIS!

   A Grande Barreira de Corais, na Austrália, Patrimônio Mundial, está “dando à luz” e o resultado é uma incrível explosão de cores.

  O fenômeno foi registrado por cientistas na noite da última terça-feira (23). Os corais fertilizaram bilhões de filhotes, lançando espermatozoides e óvulos nas águas do Pacífico, na cidade costeira de Cairns, no estado de Queensland

    O evento de desova dura de dois a três dias e deixa os pesquisadores felizes, porque essa gigante rede de corais – são 2,5 mil recifes – vem enfrentando nos últimos anos episódios de branqueamento que ameaçam a vida.

   A natureza sempre se refaz!

 

EGITO REINAGURA AVENIDA DE MAIS DE 3 MIL ANOS COM FESTA FARAÕNICA!

    O Egito reverencia cada vez mais o seu passado milenar: com uma grande cerimônia, foi inaugurada na noite desta quinta-feira (25) uma avenida de 3 mil anos: a Avenida das Esfinges, na cidade de Luxor, no sul do país

  O espetáculo é grandioso! E vou mostrar algumas das imagens.

  A estrada sagrada, antes chamada de “O Caminho de Deus”, conecta os Templos de Karnac ao norte com o de Luxor, ao sul. 

Espetáculo de luzes na Avenida das Esfinges  Fotos Reprodução


  Considerada um dos maiores símbolos do Egito Antigo, a avenida de 2,7 km de extensão é pavimentada em blocos de arenito e alinhada em ambos os lados com mais de 1.050 estátuas de esfinges e carneiros.

  Elas passaram séculos enterrados nas areias do deserto, mas ao longo de muitos anos os arqueólogos conseguiram recuperar parte das estátuas.

    Mesmo de volta à luz do dia, as esfinges e o local precisavam de cuidados para ganhar vida novamente. Havia imagens quebradas e um certo ar de abandono.

   Depois de uma restauração de US$ 38 milhões, a Avenida das Esfinges ganhou novamente os holofotes.

Assista ao vídeo ao vivo  aqui

  Até agora 309 estátuas foram recuperadas em boas condições, número que pode aumentar à medida que avançam os trabalhos de escavação.   

A ORIGEM


    Ninguém sabe ao certo quando e por quem foi construída a grande avenida.

  Há muitas teorias. Alguns especialistas sugeriram que ela pode remontar à rainha Hatshepsut, há cerca de 3,5 mil anos, mas os pesquisadores não encontraram nenhuma evidência arqueológica a respeito.

  “O monumento mais antigo que descobrimos na estrada remonta ao rei Tutankhamon, que fez os primeiros 300 metros do 10º pilar do Templo de Karnak até o portão do Templo Mut”, disse Mustafa Al-Saghir, diretor-geral dos Monumentos de Karnak à CBS News. O faraó Tutankhamon ocupou o trono egípcio há 3 mil anos

    Quem visita Luxor, também descobre que o imponente Templo de Karnak, com estátuas gigantes, levou cerca de dez anos para ser construído.

REVIVENDO O PASSADO

  O evento de reabertura da Avenida das Esfinges recria o antigo Festival de Opet, realizado pelos antigos egípcios no segundo mês da época das cheias do Nilo, para celebrar a fertilidade oferecida pelos deuses e a do faraó.

  Os sacerdotes carregavam em seus ombros três barcos divinos, transportando estátuas da tríade Tebana – as divindades de Amun-Re, sua consorte Mut e seus filho Khonsu – de Karnak a Luxor. 

Vista do show de luzes a partir do rio Nilo  Foto Facebook


  Essa viagem era feita a pé pela Avenida das Esfinges ou, em algumas ocasiões, de barco pelo rio Nilo. Durava dias e até semanas até que as estátuas retornassem ao templo.

  O tempo abandonou e enterrou a avenida na areia. Em 1949, as primeiras oito estátuas de esfinge foram descobertas em frente ao Templo de Luxor pelo pelo arqueólogo egípcio Zakaria Ghoneim.

  As escavações continuaram por anos, com arqueólogos descobrindo e mapeando a antiga avenida.

  Isso exigiu muito trabalho. Eles tiveram que demolir alguns edifícios, incluindo mesquitas, uma igreja e muitas casas que foram construídas no local ao longo dos milênios seguintes.

  O desfile desta noite tem música, danças e show de luzes e está sendo promovido pelo Ministério de Turismo e Antiguidades do país.
 

  A ideia também é mostrar que Luxor é um dos maiores museus a céu aberto do mundo. E é mesmo. A grandiosidade dos templos desta cidade à beira do rio Nilo impressiona.


  É muito bom ver o Egito reviver, com pompa e circunstância, sua cultura ancestral, algo que não acontecia antes no país.