PLATAFORMA GETTR CRESCE 50% GLOBALMENTE EM 2022!

   O aplicativo de mídia social Gettr encerrou esta semana com bom desempenho global. 

   Os responsáveis pela boa performance foram a cobertura do CPAC, conferência dos conservadores, em Orlando, na Flórida, e o recente tour do CEO Jason Miller à Europa.

  Somente nos EUA as novas inscrições no site aumentaram 550% na semana passada, enquanto no geral a plataforma já comemora uma taxa de crescimento de 50% nos dois primeiros meses de 2022.

  Na noite de sábado (26), o discurso do ex-presidente Donald Trump no CPAC registrou 250 mil vusualizações em trasmissões ao vivo dos parceiros da plataforma.

  Bons resultados também foram registrados na Europa a visita de Jason Miller ao Reino Unido, França e Alemanha, onde participou de programas de TV e fechou parcerias de conteúdo. 

 No Brasil, os novos usuários aumentaram 33%, igualmente na semana passada, em grande parte pela cobertura do parceiro Hoje no Mundo Militar da invasão russa na Ucrânia. 

  “Após sete meses no ar, estamos orgulhosos de lutar pela liberdade de expressão, onde quer que esteja sob ameaça, e dar às pessoas uma plataforma onde possam exercer esse seu direito”, afirma Jason Miller.

   O Gettr promete muitas novidades ainda em 2022. Entre elas, a Vision, plataforma de vídeos curtos para concorrer com TikTok e Instagram Reels, acesso mais amplo à transmissão ao vivo, mensagens diretas criptografadas e até mesmo uma criptomoeda. 

   Lançado em julho de 2021, o Gettr conquistou seu primeiro milhão de usuários em menos de três dias. 

  A título de comparação, o Twitter levou 24 meses para atingir 1 milhão de usuários e o Facebook, dez meses. Hoje, o Gettr tem cerca de 5 milhões de inscritos.




COMPANHIAS DE CRUZEIROS DE LUXO SUSPENDEM ESCALAS NA RÚSSIA!

    Algumas das principais companhias marítimas do mundo suspenderam suas escalas na Rússia em função dos conflitos com a Ucrânia.

  Norwegian Cruise Line, Regent Seven Seas Cruises e Oceania Cruises, todas da holding Norwegian, cancelaram as paradas em St Petersburgo, uma das mais belas e visitadas cidades russas.

  Vários passageiros do Regent Seven Seas, que deveriam embarcar no porto da cidade imperial russa, receberam um comunicado sobre a mudança.

   Durante o verão, cerca de 50 cruzeiros da Norwegian passaram por St Petersburgo, cidade considerada a joia da coroa dos roteiros pela Escandinávia. 

 A Viking Cruises também suspendeu todas as partidas previstas para 2022 e que incluíam Kiev (capital da Ucrânia), Mar Negro e Bucareste.

  Outro baque econômico para as companhias marítimas, que recomeçam as viagens após os longos lockdowns devido à pandemia.

  A invasão da Rússia à Ucrânia começou na última quinta-feira (24). Nesta sexta-feira (25), os conflitos continuaram com as tropas russas já na capital Kriev.  

GOVERNO DOS EUA VAI OFERECER 20 MIL VISTOS PARA TRABALHOS TEMPORÁRIOS NO PAIS!

    Quem sonha em morar por algum tempo nos Estados Unidos, a hora pode ser esta: o governo americano anunciou que vai disponibilizar cerca de 20 mil vistos (tipo HB2) adicionais para trabalhadores temporários.

  O objetivo é recuperar a mão de obra qualificada no país e se aplica unicamente a vagas de trabalho disponíveis para uma situação única ou sazonal.

  Ou seja: o empresário vai poder contratar mediante situações que exijam a necessidade de um suporte.

   A disponibilidade de mão de obra nos EUA tem um déficit gigantesco, explica o advogado Daniel Toledo, especialista em direito internacional.

  Muitos americanos não querem voltar ao mercado de trabalho porque estão vendendo produtos pela Amazon, trabalhando de suas casas e recebendo ainda auxílio governamental por conta da pandemia, diz Toledo.

  Para o especialista, esse cenário pode ser extremamente prejudicial a longo prazo, porque a captação de impostos não oferece a mesma eficiência.

  Porém, esses vistos têm características específicas: oferecem um limite de tempo para residência no país, não dando total acesso à imigração.

  As vagas disponibilizadas também não podem afetar o mercado de trabalho americano, uma vez que suprem a falta de empregados em setores específicos.

  Para o advogado, a medida beneficia tanto empresas e empregadores quanto para quem tem qualificações e quer viver uma experiência de trabalho nos EUA.


EUA AUMENTAM INTERVALO ENTRE VACINAS PARA CONTER MIOCARDITE!

    Agora é oficial: os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) ampliaram oficialmente nos EUA o calendário entre um dose e outra das vacinas contra a covid-19 diante da elevada taxa de inflamação cardíaca relatada por vários grupos.

  Até então, os americanos eram instruídos a tomar duas doses das vacinas Pfizer e Moderna, as duas mais usadas no país e que usam tecnologia mRNA.

  A segunda injeção da Pfizer deveria ser tomada 21 dias após a primeira e a da Moderna, 28 dias.

  Agora, a orientação é que as pessoas podem esperar até dois meses entre a primeira e a segunda dose.

  Existe também a expectativa de que intervalos mais longos ofereçam melhores respostas do sistema imunológico.

  Isso porque a eficácia da vacina diminui com o tempo e mostrou que não surte efeito contra a variante Ômicron.

  Até Bill Gates, um grande investidor em vacinas, disse recentemente que a Ômicron funciona como uma vacina e imunizou a população mundial com maior êxito do que as próprias vacinas.

  Segundo a imprensa americana, o prolongamento do intervalo ocorre em função de taxas mais altas do que estavam previstas da incidência de miocardite e pericardite (dois tipos de inflamação do coração).

  Esses efeitos adversos foram registrados em homens com menos de 40 anos e em algumas mulheres depois de receberem uma segunda dose da vacina da Pfizer ou da Moderna.

  O próprio CDC reconhece em seu site que, “embora o risco absoluto permaneça pequenos, o risco relativo de miocardite é maior para homens entre 12 e 39 anos, podendo ser minimizado com um intervalo maior entre a primeira e segunda doses”.

  Vários países, como o Canadá, já haviam alterado há alguns meses esse intervalo. E muitos estudos sugeriram que o risco em alguns grupos de miocardite após a vacinação era maior do que contrair a covid-19.


 

DUBAI ANTECIPA O FUTURO EM UM EDIFÍCIO QUE ‘FALA ÁRABE’!

 

   Como estará o mundo em 2072? Dubai, a cidade dos Emirados Árabes Unidos, responde com uma nova atração que promete fazer sucesso entre as muitas que já existem por lá.

  Trata-se do Museu do Futuro, uma tradução perfeita do lifestyle da cidade, inaugurado em cerimônia fechada na última segunda-feira (21). 

   A construção de design arrojado tem como principal objetivo mostrar como a tecnologia pode ajudar nossos corpos e mentes, o que inclui bem-estar, vida no espaço e espiritualidade. 

 

  Tudo isso feito em um ambiente clean, de forma interativa, por meio de visores, protótipos e invenções que buscam antecipar a evolução tecnológica para os próximos 50 anos. 

  Como é de praxe em Dubai, as instalações do centro cultural são grandiosas: o prédio tem 78 metros de altura, sete andares e estrutura (sem pilares) feita com 2,4 mil placas de aços decoradas com versos árabes.

   Se estamos falando em futuro, a sustentabilidade é o carro-chefe do projeto: o museu é alimentado com 4 mil megawatts de energia solar.

  Rampas interligam um andar ao outro e podem ser percorridas facilmente pelos visitantes.

    O xeque Mohammed bin Rashid Al Maktoum, vice-presidente e governador de Dubai, define o conceito:

 “O museu é um edifício que fala árabe, representando o renascimento da etnia nos campos da ciência, matemática e pesquisa; uma visão dos intelectuais árabes do passado que visa a renascença”.

    Outra ala muito interessante do complexo é a das descobertas da realidade virtual e aumentada, inteligência artificial e interação de humanos com robôs, onde eles podem ser consultados sobre os mais diversos temas, em exposições que prometem ir além do conhecimento humano. 

  


 

BEM-VINDOS AO NOVO E MAIS BONITO AEROPORTO DO MUNDO!

    Quer ter a experiência de aterrissar no paraíso? Pois ela é real no terminal Madivaru, o novo aeroporto das Ilhas Maldivas, já considerado o mais bonito do mundo.

   O terminal ocupa quase uma ilha inteira e foi inaugurado na última sexta-feira (18). Ele tem uma pista de 1,2 mil metros para pousos e decolagens, além de vistas de tirar o fôlego.

  Por enquanto, só será utilizado por voos domésticos e, no futuro, por grandes companhias aéreas internacionais, como Emirates, Lufthansa, Qatar e Bristish Airways, entre outras.

  Os voos entre o terminal e o aeroporto internacional Velana de Malé, o principal das Maldivas, duram em média 25 minutos.

  O aeroporto é administrado pela Maldivian, companhia aérea local e pelos proprietários dos resorts de luxo da região. Custou US$ 11 milhões.  

NOVO APLICATIVO DE TRUMP ESTÁ EM 1º LUGAR NA APPLE STORE!

    O novo aplicativo Truth Social, lançado pelo ex-presidente Donald Trump, teve no primeiro dia no ar 170 mil downloads, apesar dos problemas de registro e da longa fila de espera de usuários.   

  Os dados são do AppTopia, um site que rastreia o aplicativo de Trump, que foi colocado no ar na noite de domingo (20).

  Por enquanto, ele está disponível apenas na Apple Store, onde também alcançou o 1º lugar no gráfico de downloads na segunda-feira (21). Em breve, também chegará aos usuários do Android.

   A estreia da plataforma de mídia social de Trump registrou alta performance, com o número de downloads superando os concorrentes do mercado.

  Para se ter uma idéia, o Parler teve em média 1,5 mil downloads diários na Apple em janeiro, enquanto o Rumble, 10, 6 mil e o Gettr, 12,050, segundo dados do AppTopia.

Link relacionado


   A previsão da Trump Media & Technology Group é que até o final de março, a plataforma social do ex-presidente esteja operando totalmente. 

   Trump está longe das grandes redes sociais, como Twitter, Facebook e YouTube há mais de um ano, quando foi banido após os conflitos na invasão do Capitólio.

   Desde então, ele mantém seu canal do Telegram onde faz postagens diárias sobre os mais diversos assuntos e o seu próprio site. Truth Social também já está presente no Telegram.

  Não causa nenhuma surpresa a procura dos usuários pelo Truth. Somente no Twitter, Trump deixou órfãos 89 milhões de seguidores,
quando foi cancelado em janeiro de 2021.  


CREDIT SUISSE TEM CONTAS VAZADAS DE CRIMINOSOS A TRAFICANTES. ENTENDA O ESCÂNDALO!

   

    O escândalo financeiro domina o noticiário internacional: um mega vazamento envolvendo o Credit Suisse, um dos maiores bancos privados do mundo, revelou a riqueza oculta de clientes acusados de tortura, tráfico de drogas, lavagem de dinheiro, corrupção e outros crimes graves.

  O vazamento traz detalhes de contas vinculadas a 30 mil clientes em todo mundo, envolvendo cifras de mais de 100 bilhões de francos suíços (cerca de R$ 560 bilhões), até então protegidos em uma das instituições financeiras mais conhecidas da Suíça.

  Segundo o jornal britânico The Guardian, que faz parte de um consórcio de imprensa com acesso exclusivo aos dados, a revelação mostra falhas de fiscalização no sistema bancário, apesar das promessas ao longo de décadas de eliminar clientes duvidosos e fundos ilícitos.

  “Podemos revelar como o Credit Suisse repetidamente abriu ou manteve contas bancárias para clientes de alto risco em todo o mundo”, afirma o jornal.

  E acrescenta:

 “Eles incluem um traficante de pessoas nas Filipinas, um chefe da bolsa de valores de Hong Kong preso por suborno e executivos que saquearam a estatal petrolífera da Venezuela, além de políticos corruptos do Egito à Ucrânia”, informa o jornal.

  Há também uma conta do Vaticano que foi usada para gastar 350 milhões de euros em um suposto investimento fraudulento em uma propriedade de Londres, que hoje está no centro de um julgamento criminal em andamento com vários réus, incluindo um cardeal.  

    A divulgação das contas foi entregue por um denunciante anônimo ao jornal alemão Süddeutsche Zeitung.

   Ele justificou sua atitude em comunicado, afirmando: As leis suíças de sigilo bancário são imorais”.

  No domingo (20), o Estadão publicou uma matéria com o Credit Suisse defendendo Lula como a melhor opção para ocupar a presidência do Brasil. Horas depois, estourou o escândalo!

BANCO DESMENTE

  “O Credit Suisse nega veementemente as alegações sobre as supostas práticas de negócios do banco”, afirma em um comunicado.

  Segundo o banco, os assuntos descobertos pelos repórteres “são baseados em informações seletivas tiradas do contexto, resultando em intepretações tendenciosas dos negócios”.

  O banco afirmou também que as denúncias são em grande parte históricas, remontando a uma época em que “as leis, práticas e expectativas das instituições financeiras eram muito diferentes das atuais”.

  No entanto, o Guardian observa que, embora haja contas desde a década de 1940, mais de dois terços surgiram a partir do ano 2000. Muitas delas ainda estavam em operação até a última década e uma grande parte continua aberta até hoje.




TRUTH, PLATAFORMA DE MÍDIA SOCIAL DE TRUMP, JÁ ESTÁ NO AR!

   O aplicativo de mídia Truth, de Donald Trump já está na Apple Store para download gratuito. Mas, ainda nem todos conseguem acessá-lo devido a problemas técnicos e dificuldades de para inscrição.

  O lançamento oficial nesta segunda-feira, 21, Dia do Presidente comemorado nos EUA, marca a volta de Trump à mídia social. Mas, ele já estava disponível na internet desde a noite de domingo para aqueles que fizeram pré-encomendas.

 Trump, que tinha milhões de seguidores, foi banido das principais plataformas, como Facebook, Twitter e YouTube, há mais de um ano depois dos incidentes da invasão do Capitólio, em 6 de janeiro de 2021.  

  Por enquanto, o aplicativo não está disponível para usuários do Android. 

 Os problemas relatados por quem tentou entrar foram mensagens de erro na inscrição e uma longa lista de espera.

   A plataforma deve estar “totalmente operacional” no final de março, diz o presidente-executivo do Trump Media & Technology Group, Devin Nunes, que atuou como diretor interino de Inteligência Nacional durante o mandato de Trump. 

  Ele pediu paciência com o processo de inscrição. “Eles estão limitando o número de inscrições por dia neste início. Então, seja paciente e inscreva-se cedo”, postou no Twitter nesta segunda-feira. “Chega de silenciar nossas vozes!”, escreveu.
 



 

INFORMAÇÃO X DESINFORMAÇÃO: QUEM VENCE A GUERRA DAS NARRATIVAS?

    O que é fake news  o que é verdade, o que é meme (aquelas brincadeiras da internet)? Está tudo junto e misturado. A guerra da desinformação nunca foi tão ampla, escancarada, e a manipulação da informação, também.

   Os embates entre a notícia e a narrativa são diários no mundo todo, mas o Brasil se superou esta semana nas redes sociais com a viagem do presidente Jair Bolsonaro à Rússia.

  A visita tinha sido planejada com antecedência, mas coincidiu com uma suposta invasão da Rússia à Ucrânia. Bolsonaro ainda voava, quando o presidente russo Vladimir Putin anunciou que estava retirando suas tropas das fronteiras.

  Começaram as brincadeiras na internet com internautas postando que bastou Bolsonaro chegar ao país para terminar a guerra. 

A postagem do ex-ministro Ricardo Salles brincando com o acordo de paz 

  Fizeram colagens (algumas com logotipos de mídias tradicionais), vídeos com discursos de Putín, legendados em português, anunciando “o acordo de paz” levado pelo chefe do governo brasileiro. Foi uma grande zueira.

CNN desmente o meme

   O que aconteceu? Os principais veículos de imprensa levaram a sério, acionaram suas agências de checagem para “desmentir a notícia” e fizeram várias matérias “verdadeiras” acusando os bolsonaristas de estarem divulgando fake news.

  Os memes se multiplicaram e a trolagem virou um deboche divertido nas redes.

  Por outro lado, mostrou que os jornalistas profissionais não checam mais as informações online e não dispõem de fontes para esclarecer de imediato os fatos. O caminho mais fácil é a narrativa, que geralmente acaba destruída. 

  Se tivessem visto ao menos o perfil no Twitter do presidente, saberiam que ele ainda estava no avião quando o governo russo comunicou a retirada das tropas. Como poderia ter costurado o acordo? 

  O fato é que a mídia está cada dia mais distante do seu papel de informar e sem credibilidade.

  E não é nada fácil para mim – uma jornalista que passou quase 30 anos dentro de algumas das principais redações do país e conhece bem os bastidores da notícia – ver colegas se expondo ao ridículo diariamente, seja por meio de textos, opiniões ou de ideologia.

SEM CÃES DE GUARDA

  “Os jornalistas não são mais os cães de guarda – em vez disso, eles pegam informações de fontes obviamente conflitantes e tentam convencer o público a acreditar nesse ponto de vista específico. Outras informações que estão em conflito são censuradas ou desmascaradas”, disse a jornalista investigativa americana Sharyl Attkisson em uma entrevista a Jan Jekielek, editor sênior do Epoch Times.

  Ela afirma que até 2016 tínhamos uma certa liberdade de ler e opinar na internet. Mas, agora tudo o que você vê ou ouve online foi cooptado para servir a uma agenda maior.   

   A mudança, segundo ela, se deve à infiltração de propagandistas na mídia que, junto com outros grandes players, como as gigantes de tecnologia e o governo, passaram a controlar as informações.

  Nessa onda, também surgiu a verificação de fatos, termo até então desconhecido, mas que se tornou popular.

  Para Attkisson, as tais agências de checagem são apenas um braço da campanha global para controlar o que você vê online e, portanto, o que você pensa e como percebe a realidade. Mas, tudo é uma armadilha. Foram criadas com o objetivo de distribuir narrativas e propaganda”, afirmou.

 

UM SÓ LADO

  É claro que sempre existiram esforços para “controlar” o que a mídia poderia publicar ou não por interesses políticos ou econômicos. 

  A diferença é que antes os repórteres, incentivados por seus próprios editores, eram mais críticos e sempre buscavam várias fontes para uma mesma notícia, além de dar o outro outro lado da história, cabendo ao leitor formar sua própria opinião. 

  Mas, o ponto crucial da verificação dos fatos é que com uma notícia de mão única (apenas um ângulo e, muitas vezes, distorcido) é mais difícil se chegar à verdade.

  Isso ocorre também porque os tais propagandistas estão dentro das redações, como observa a jornalista americana.   

  “Não apenas os convidamos para influenciar o que relatamos, mas os contratamos, não apenas como especialistas e analistas, mas também como repórteres”, diz ela. 

LINGUAGEM PRÓPRIA

  Nunca se ouviu tanto falar em teoria da conspiração. Mas, qual a origem da fama repentina do termo?

   Segundo Attkisson, isso também é intencional e o próprio termo foi criado pela CIA como resposta às teorias sobre o assassinato do presidente John Kennedy.

  “Foi mostrado em documentos que os agentes foram instruídos que falassem aos repórteres sobre esses assuntos como teorias da conspiração. Isso foi projetado para arrancar essa pequena parte do seu cérebro que diz: “bem, essa coisa não é verdade”. 

  Quando Attkisson ouve o termo, no entanto, ela pensa que a informação pode ser verdadeira. “Se alguém está tentando desmascará-lo, geralmente significa que há um interesse poderoso por trás e isso me faz querer procurar mais informações.”

  Não está sendo nada fácil para a humanidade transitar nesse mar de informações manipuladas ou desencontradas.

  Mas, como saber o que é verdadeiro ou falso?

  Use o bom senso e o raciocínio lógico, principalmente ao ouvir uma gritaria generalizada da mídia sobre determinados assuntos, para tentar conhecer a verdade, separando o joio do trigo.

  Hoje cada um é o seu próprio repórter!