O próximo 4 de julho será um dia de festa para os britânicos: o primeiro-ministro Boris Johnson anunciou que “nossa grande hibernação nacional está chegando ao fim”.
Isso significa que a maioria das indústrias de hospitalidade, lazer e turismo vai poder reabrir a partir desta data, porque a taxa de infecção por coronavírus continua caindo no país.
Bares, restaurantes, cabeleireiros e cinemas podem funcionar desde que sejam considerados seguros e respeitem os protocolos de restrições, como distanciamento social, que caiu de dois metros para pouco mais de um metro.
Duas famílias também poderão se reunir em ambientes fechados, o que representa um reencontro depois de meses, sempre respeitando as regras de distanciamento.
A vida quase normal inclui a reabertura da igreja e outros serviços religiosos, incluindo cerimônias de casamento para até 30 pessoas. Mas não será permitido cantar, porque o ato representa uma ameaça de propagação do vírus.
Claro que ainda existirão muitas regras para frequentar restaurantes, como a exigência de reservas e maior espaço entre as mesas, assim como no funcionamento de salões de beleza e barbearias, mas os britânicos estão comemorando o retorno às atividades.
O dia 4 de julho já está sendo chamado de super sábado. E viva a liberdade!