Atualizado 01/03, às 18h27
A American Airlines vai suspender todos os voos para Milão até 24 de abril. A decisão foi tomada neste sábado (29), depois que o Departamento de Estado dos EUA elevou o nível de risco para a Itália por conta do coronavírus.
A Delta Airlines também suspendeu seus voos para Milão neste domingo (01), inclusive o que já estava programado para esta segunda-feira.
O primeiro voo foi cancelado, no aeroporto JFK, em Nova York, neste sábado (29), quando os passageiros da American Airlines já começavam o embarque, surpreendendo a todos, segundo o jornal La Reppublica.
Eles foram encaminhados pela companhia aérea americana a um hotel e embarcariam posteriormente pela Alitalia. Segundo relato de alguns passageiros, “a tripulação tem medo”.
A Itália já tem mais de 1,5 mil infectados, 34 mortes e 83 pessoas recuperadas. As escolas da Lombardia (região com maior número de casos), Emilia Romagna e Veneto ficarão fechadas até dia 8 de março.
O país, que recebe 56 milhões de turistas por ano, teme um colapso em sua economia. O fato é que 90% das viagens para a Lombardia foram canceladas por falta de demanda, situação que não deve se alterar a curto prazo.
Os Estados Unidos classificam a região no norte da Itália no nível 4 (alerta máximo) e as demais no nível 3.