A possibilidade de trabalhar, responder emails, ler ou
simplesmente dar uma relaxada enquanto o seu carro trafega no piloto automático
não é ficção. A Volvo Cars criou o IntelliSafe Auto Pilot, um sistema que antecipa
como os motoristas poderão transferir o
controle da direção para o automóvel, de forma bem simples e segura. E não vai
demorar muito!
A primeira utilização pública dessa tecnologia automotiva de
ponta está programada para 2017, no projeto Drive Me, em Gotemburgo, na Suécia.
Segundo a empresa, essa interface é o estudo de condução autônoma mais ambicioso do mundo. Com
o Drive Me, a Volvo Cars irá disponibilizar cem XC90 autônomos que serão usados
no dia a dia por consumidores comuns.
ponta está programada para 2017, no projeto Drive Me, em Gotemburgo, na Suécia.
Segundo a empresa, essa interface é o estudo de condução autônoma mais ambicioso do mundo. Com
o Drive Me, a Volvo Cars irá disponibilizar cem XC90 autônomos que serão usados
no dia a dia por consumidores comuns.
Esses veículos
poderão ser conduzidos de forma autônoma, utilizando a tecnologia Intellisafe
Auto Pilot, em um trajeto de aproximadamente 50 quilômetros. Após esse período
experimental, a tecnologia estará disponível no mercado.
poderão ser conduzidos de forma autônoma, utilizando a tecnologia Intellisafe
Auto Pilot, em um trajeto de aproximadamente 50 quilômetros. Após esse período
experimental, a tecnologia estará disponível no mercado.
COMO FUNCIONA
A operação será feita por duas aletas na direção, similares
a borboletas para trocas de marcha. Quando o motorista entrar em uma via onde o
modo autônomo de condução está disponível, ele será alertado por avisos no
painel e luzes nas aletas do volante, que vão piscar.
a borboletas para trocas de marcha. Quando o motorista entrar em uma via onde o
modo autônomo de condução está disponível, ele será alertado por avisos no
painel e luzes nas aletas do volante, que vão piscar.
Basta apenas pressioná-las simultaneamente para ativar o modo piloto automático. Quando ativado, o sistema confirmará que a direção e a
supervisão do trajeto passam a ser de responsabilidade do automóvel, por meio
de luzes verdes nas aletas de direção.
supervisão do trajeto passam a ser de responsabilidade do automóvel, por meio
de luzes verdes nas aletas de direção.
No final do trajeto, o motorista será
avisado com antecedência para retomar o controle, por uma contagem regressiva
de 60 segundos. Caso ele não pressione as aletas para assumir a direção nesse período, o carro irá parar por conta própria em um lugar seguro. Tudo de bom, não?
avisado com antecedência para retomar o controle, por uma contagem regressiva
de 60 segundos. Caso ele não pressione as aletas para assumir a direção nesse período, o carro irá parar por conta própria em um lugar seguro. Tudo de bom, não?
Para Thomas Ingenlath, vice-presidente sênior de design da
Volvo Cars, “nós desenvolvemos uma interface segura e simples de utilizar, que
oferece confiança para o motorista no momento de transferir e retomar o
controle do carro”.
Volvo Cars, “nós desenvolvemos uma interface segura e simples de utilizar, que
oferece confiança para o motorista no momento de transferir e retomar o
controle do carro”.
Agora é só esperar!