DIRETOR DE SÉRIE DA NETFLIX SOBRE A LAVA-JATO RESPONDE COM BOM-HUMOR ÀS CRÍTICAS!

    A nova série O Mecanismo, inspirada na operação Lava-Jato, estreou na sexta-feira, dia 23, mas já está provocando polêmicas (alguém imaginou que seria diferente?). Há aqueles que  pedem boicote ao serviço de streaming e outros anunciando que cancelaram suas assinaturas.

  Com direção do cineasta José Padilha – o mesmo de Tropa de Elite e Narcos – e o ator Shelton Mello como protagonista, a primeira temporada terá oito episódios. Porém, os que estão no ar causam tiroteio nas mídias sociais – e fora delas.
  
   As discussões sobre a obra de ficção são semelhantes às que acontecem na vida real, ou seja, polarizadas entre os que são contra e a favor da força-tarefa conduzida pelo juiz Sergio Moro. 


   A ex-presidente Dilma Rousseff se sentiu ofendida e foi uma das primeiras a se manifestar. No domingo, 25, ela divulgou uma nota, afirmando que “a propósito de contar a história da Lava-Jato, o cineasta incorre na distorção da realidade e na propagação de fake news para atacar a ela mesma e ao ex-presidente Lula”.


 

José Padilha: “se Dilma soubesse ler, não estaríamos com esse problema”

   José Padilha está levando no deboche as críticas. Para ele, a série “é uma obra-comentário. Na abertura de cada capítulo está escrito que os fatos estão dramatizados; se Dilma soubesse ler, não estaríamos com esse problema.”


   Ele argumenta ainda que a série discute a corrupção sistêmica no país, que independe de partidos políticos e está presente em diversos setores. Algo, aliás, que a maioria dos brasileiros sente na própria pele.


   Na ficção, todos os envolvidos nas denúncias e condenações da Lava-Jato têm seus nomes modificados. Higino é Lula; Janete, Dilma; a Petrobras vira PetroBrasil e a PF, Polícia Federativa. Mas, quem acompanha o combate ao maior sistema de corrupção do mundo, sabe que qualquer semelhança não é mera coincidência.


   Padilha também debochou sobre o eventual cancelamento de assinaturas da Netflix: “Quem cancelar, vai perder a 4ª temporada de Narcos”, ironizou ele.


   Polêmicas à parte, as investigações e condenações da Lava-Jato não têm como ser contestadas. Há provas, poderosos atrás das grades, sentenças judiciais consolidadas, a força-tarefa é elogiada por vários países do mundo e tem o apoio da maioria dos brasileiros. O juiz Sergio Moro e sua equipe já ganharam diversos prêmios – também incontestáveis.


    Infelizmente, a realidade no Brasil hoje é muito mais cruel do que qualquer roteirista possa levar à ficção. E, se O Mecanismo já está incomodando tanto, é sinal de que Padilha, mais uma vez, acertou a mão!


    Vale a pena assistir!


 #omecanismo, #netflix      


   


     
  
    

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *