A guerra na Ucrânia afeta boa parte do mundo. Aqui no Brasil não temos problemas com energia e alimentos, como acontece na Europa, mas o efeito do conflito atingiu em cheio os ativos do turismo.
Levantamento recente revela que três gigantes do setor do país, de capital aberto – CVC, Gol e Azul – acumulam perdas de R$ 6 bilhões em valor de mercado, entre fevereiro e junho de 2022.
O estudo foi feito pela Onfly, plataforma de viagens corporativas. Os prejuízos das três empresas são três vezes maiores do que a queda do Ibovespa B3, que é o indicador de negociações na bolsa de valores brasileira.
Enquanto em quatro meses de guerra o Ibovespa B3 caiu 10%, a queda do valor de mercado da CVC chegou a 27%, da Gol, a 23%, e da Azul, a 45%. A média das três é o triplo do percentual de retração do Ibovespa B3.
O curioso é que a Azul e a Gol teve volume de vendas, no primeiro trimestre deste ano, superior aos níveis pré pandemia, e a CVC já está com 70% do volume, mas as ações não conseguem refletir essa retomada.