O primeiro-ministro Boris Johnson deve anunciar um bloqueio nacional na Grã-Bretanha na próxima semana, informou nesta sexta-feira (30) o jornal britânico Daily Mail.
A decisão mais radical teria sido tomada depois que seus consultores científicos disseram ser esta “a única maneira de salvar o Natal”, diz o jornal.
Os cientistas apresentaram números desanimadores da evolução da doença, mostrando que a covid está se espalhando “significativamente mais rápido do que a previsão original de pior cenário”.
Citando a informação de uma fonte, o jornal disse que ainda não estavam definidos o formato do novo bloqueio e o seu tempo de duração.
Há uma forte divisão no parlamento britânico sobre o lockdown. O primeiro-ministro e o chanceler Rishi Sunak estariam apreensivos pelo que poderia acontecer à economia do país.
Mas, os cientistas e as autoridades de saúde dizem que o vírus está prestes a matar 85 mil pessoas neste inverno e que era tarde demais para a chamada “quebra de circuito”.
Eles defendem um isolamento mais longo, como o da França (um mês), justificando que é a única maneira de impedir a superlotação nos hospitais.
Boris Johnson vai ter encontros com os líderes da Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte para discutirem “uma abordagem comum para o Natal”.