O whatsapp ganha os céus: a companhia holandesa KLM acaba de lançar um serviço até então inédito: o Family Updates, que são atualizações da viagem enviadas para um grupo no aplicativo.
Assim, amigos e familiares são informados sobre o status do voo. Os passageiros que receberem seu cartão de embarque via whatsapp ganham um convite para acessar o serviço gratuitamente.
A empresa vai mandar uma mensagem para os seus amigos e familiares assim que o voo decolar. E imediamente após o desembarque, mesmo que o passageiro não tenha wi-fi ou roaming de dados, eles receberão outra notificação.
Caso o voo atrase, eles também serão informados. Além disso, os participantes do grupo podem perguntar à companhia sobre como está o voo. A ideia é deixar todo mundo tranquilo.
A KLM usa inteligência artificial para entender as perguntas feitas por meio de uma mensagem direcionada (@KLM) e não tem permissão para ler as mensagens que os membros do grupo mandam um ao outro.
Depois de ennviar a notificação, a empresa deixa o grupo, mas ele continua ativo para que os membros possam compartilhar fotos e atualizações da viagem. Todas as mensagens são protegidas por criptografia.
Atualmente, o serviço só está disponível em inglês, mas a KLM estuda estendê-lo a outros canais e idiomas.