Quer conhecer a livraria mais antiga do mundo? É a al-Qarawiyyin, na cidade de Fez, no Marrocos, que está integrada a uma universidade e uma mesquita. Aliás, é também a universidade mais velha ainda em operação, segundo a Unesco.
O pátio da mesquita totalmente restaurado Foto Divulgação |
O complexo foi fundado em 859 pela filha de um rico imigrante de al-Qayrawann (a atual Tunísia), que doou a herança recebida do pai para a construção da mesquita e um centro de conhecimento a sua comunidade.
A livraria tem cerca de 4 mil manuscritos, entre eles o primeiro Alcorão, escrito na caligrafia Kufic. Abriga ainda em seu acervo o mais antigo conhecimento sobre a vida do profeta Muhammed, fundador do islamismo.
Detalhes da arquitetura marroquina Foto Divulgação |
Poetas místicos, filósofos, historiadores e economistas passaram pelas suas salas de aula entre os séculos 12 e 14. Nos tempos medievais, a universidade foi a ponte do conhecimento entre o Oriente e o Ocidente.
Com o passar do tempo ela acabou deteriorada e fechada. Os livros raros, que estavam em péssimas condições, também foram recuperados, assim como os belos mosaicos e as fontes. O árduo trabalho durou três anos.
Sala de leitura da livraria mais antiga do mundo Foto Divulgação |
Finalmente, esse verdadeiro museu da sabedoria ancestral foi aberto neste mês de junho à nova geração de leitores, 1.257 anos depois.