Malala Yousafzai, 24 anos, se casou com Asser Malik. A cerimônia, apenas entre familiares dos noivos, foi na casa onde ela vive em Birmingham, no Reino Unido.
O mundo descobriu alguns detalhes sobre o novo estado civil da vencedora do Prêmio Nobel da Paz por ela ter compartilhado fotos do casamento em sua conta do Twitter, em que usava um vestido de noiva cor-de-rosa. Ela escreveu:
“Hoje é um dia precioso em minha vida. Asser e eu nos casamos para sermos parceiros pelo resto da vida.”
E acrescentou:
“Nós celebramos uma pequena cerimônia nikkah em casa com nossas famílias. Por favor, envie-nos suas orações. Estamos entusiasmados por caminharmos juntos para a jornada que temos pela frente.”
O casamento ocorre quase uma década depois de Malala ter levado um tiro à queima-roupa na cabeça, disparado quando estava dentro do ônibus escolar, por ter se recusado a deixar a escola como ordenou o Talebã.
Depois disso, tornou-se uma das mais defensoras do direito das meninas à educação.
Ela nasceu em uma família de pashtuns, comunidade patriarcal situada na região das montanhas do Paquistão, e que tem o tradicional costume de arranjar casamento para meninas desde cedo e que ainda resiste a educá-las.
Mas, Malala foi autorizada pelos pais a escolher o seu próprio parceiro. Ninguém sabe ao certo quando eles começaram a namorar. Asser foi nomeado em 2020 gerente de operações do Pakistan Cricket Board (PCB).
Que eles sejam muito felizes e que ela sirva de inspiração às meninas e mulheres do Paquistão, hoje abandonadas à própria sorte!