muito interessante acontece hoje no mercado de luxo. Grandes marcas internacionais associam seus
poderosos nomes à restauração de monumentos públicos e históricos. E a Itália
tem sido uma das mais beneficiadas dessa nova, e muito positiva, estratégia de
marketing.
escadaria de Trinità dei Monti, na piazza de Spagna, no centro histórico de
Roma, foi aberta novamente ao público. A restauração durou um ano e foi
patrocinada pela joalheria italiana Bulgari, que desembolsou 1,5 milhão de
euros.
traventino, a escada ficou famosa por ter sido cenário de cinema. Foi ali
filmada, por exemplo, uma cena histórica com Audrey Hepburn e Gregory Peck, em
1953, para o filme A Princesa e o Plebeu.
selfies, ela conduz à Igreja Santíssima Trinita dei Monti (ou Igreja da
Santíssima Trindade dos Montes), cujo estilo renascentista resplandece lá do
alto. As escadas foram construídas entre 1723 e 1726 e ao longo do tempo a obra
acabou deteriorada por atos de vandalismo.
restauradores, os principais danos foram provocados por cigarros, vinho e chicletes.
Tanto que eles discutem hoje proibir que o monumento seja ponto de encontro
para comer ou beber em seus degraus.
Fendi também impactou o mundo da moda, em julho de 2016, ao realizar o desfile
em comemoração aos 90 anos da marca na Fontana di Trevi, outro monumento na top list dos
mais famosos da capital italiana, que se transformou em passarela, e que foi totalmente restaurado por ela.
vidro instalada dentro da fonte, toda iluminada, arrancando suspiros dos
convidados sentados ao redor e em frente ao monumento. A tradicional marca
italiana vai restaurar outras fontes da cidade. Enquanto
isso, a marca de calçados de luxo Tod´s está reformando o Coliseu e o fundador
da holding da marca de jeans Diesel banca a restauração da Ponte de Rialto, em
Veneza.
TEMPO DO PÔR DO SOL
Mais de 150 anos após a abertura de sua primeira
Bottega di Orologeria, a Officine Panerai também está restaurando o famoso relógio do Duomo, de
Florença, a poucos metros de sua própria boutique histórica, fundada em 1860.
Pintado pelo
grande artista renascentista Paolo Uccello (1397-1475), ele é um dos relógios mecânicos mais antigos ainda existentes e
um dos poucos em operação com o mostrador de indicação da Hora
Itálica, que mede o tempo entre um pôr do sol e o próximo.
O Brasil também não ficou fora dessas
iniciativas do mercado de luxo. No final de maio, a Louis Vuitton escolheu o
Museu de Arte Contemporânea, conhecido como MAC Niterói, no Rio de Janeiro,
para exibir a coleção Cruise 2017. A capital dos jogos olímpicos 2016 despontou
para o mundo.
a arquitetura futurista do MAC, projetada por Oscar Niemmeyer, virou cenário
internacional e assunto das revistas de moda mais importantes do planeta. A LV também
se comprometeu a auxiliar a programação cultural do museu, que ficou fechado
para reforma e reabriu em grande estilo.