cineasta norte-americano Bruce Weber já clicou algumas das pessoas mais famosas do mundo e fez trabalhos
memoráveis para as maiores revistas internacionais de moda e marcas de luxo do planeta.
mundialmente conhecido pelas fotos dos calendários Pirelli e pelas campanhas da
Calvin Klein, estreladas por Kate Moss, como nesta foto (acima) para um editorial da Vogue America, no Vietnã, em 1996. Mas ele
mesmo nunca foi o centro das atenções.
Só que essa história
mudou. No último domingo, 18 de setembro, foi aberta, no Dallas Contemporary,
nos Estados Unidos, a primeira retrospectiva dos 40 anos de carreira de Weber,
hoje com 61 anos. Batizada de Far From Home, reúne 250 obras, a maioria das
quais inéditas.
o fotógrafo dispara cerca de 500 imagens cada vez que vai a um determinado
local. E, na melhor das hipóteses, o público vê 3 ou 4 delas. Com espírito
aventureiro e um olhar insuperável, Bruce viaja aos lugares mais exclusivos e
exóticos do mundo, da Noruega para o Vietnã e até o Brasil, diz ele. Todos
esses trabalhos foram resgatados do imenso arquivo do fotógrafo.
Lago em Montana, em 1999 |
A retrospectiva tem
como tema central a moda, claro, mas as viagens aparecem em 2º lugar. E a maioria
das fotos da mostra são em preto e branco. Só nos últimos anos é que Bruce
começou a trabalhar com a cor. A exposição ficará em cartaz por cinco meses.
O trabalho de Bruce Weber no Rio, que ficou famoso ao redor do mundo |
Para o curador, é realmente difícil eleger o
melhor trabalho de Bruce Weber, mas o que mais lhe causou impacto foi o Projeto
Rio de Janeiro, de 1987. “Estas imagens, com jovens musculosos, usando nada
além de uma cueca confortável, são tão quentes e sexy que você começa a suar só
de olhar para elas”.