Momento inédito na história da música: os Beatles lançaram nesta quinta-feira (2) a música Now and Then, 43 anos depois que a banda terminou.
Os dois últimos sobreviventes, Paul McCartney, 81, e Ringo Starr, 83, divulgaram um vídeo explicando como fizeram a gravação da música, escrita por John Lennon.
Lennon começou a gravar os vocais no final dos anos 1970. Passados 14 anos de seu assassinato, em 1980, sua viúva Yoko Ono deu as fitas para Paul.
Quando começaram a trabalhar no projeto, George Harrison, que morreu em 2001, considerou à época impossível transformar os vocais em uma faixa completa.
Mas, agora, com a ajuda da inteligência artificial tudo foi resolvido. Ou seja: a IA ajudou a isolar melhor a voz de John.
Paul e Ringo acrescentaram novas partes, incluindo bateria, baixo, backing vocals e um solo de guitarra inspirado em George.
No vídeo divulgado, Paul diz:
“Quando perdemos John, sabíamos que estava realmente acabado. Em 2001, perdemos George, o que tirou o fogo de nossas velas. Demorou quase um quarto de século antes de enfrentarmos o Now and The novamente”.
Quer ouvir a música? Clique aqui.
Que nostalgia boa, hein?