Paris sempre nos remete a alguma boa lembrança. Seja na gastronomia, na cultura, no modo de viver, nos enredos de reis e rainhas, em seus palácios, óperas, museus e cafés. Até o cineasta norte-americano Woody Allen se rendeu à art de vivre à la française, quando lançou o delicioso filme Meia-Noite em Paris. O requinte, o glamour, a elegância e o romance estão no DNA da capital francesa, como você vai ver nestas fotos vintage dos dois últimos séculos.
O NASCIMENTO DE UM ÍCONE, 1888
Quando a companhia Alexandre Gustave Eiffel´s venceu a concorrência para construir a icônica torre Eiffel, em 1867, não tinha ideia de que sua obra seria uma das mais famosas e fotografadas do mundo.
MUNDO DOS NEGÓCIOS, 1889
No início do século 19, uma grande feira de negócios já movimentava a capital francesa e o arco da torre servia de entrada para a exposição.
CENÁRIO LÚDICO, anos 1950
Pouco trânsito, muita gente andando a pé (aliás, o que acontece até hoje) e crianças dividindo a rua com os velhos automóveis. Havia espaço para todos!
PAUSA PARA A FOTO OU EDITORIAL DE MODA?
Mulheres vestidas idênticas posam em Champs Elysèes, um prenúncio de que a cidade seria no futuro a passarela da moda.
PARIS É UMA FESTA, 1950
Dançar na rua? Sim, podia tudo nos anos dourados. Os homens só andavam de terno e as mulheres giravam com suas saias longas e rodadas, enquanto os amigos assistiam. Tudo muito natural!
CHANSON D’AMOUR, ANOS 1950
O amor sempre esteve no ar nessa cidade que atrai o romance. E os casais namoravam à beira do rio Sena, ainda sem os barcos que hoje fazem passeios turísticos; nas escadarias e até mesmo na traseira de um carro. Valia tudo por um longo beijo…
PURO GLAMOUR, CAFE DE LA PAIX, 1952
Colar de pérolas, luvas combinando com a boina, casaco preto, olhos bem marcados e batom vermelho. Era assim que as parisienses saíam no final da tarde para tomar o tradicional café… Linda, não?