São Paulo acaba de ganhar uma exposição sensorial bem diferente. Trata-se de O Mundo do Perfume, dedicada à história da perfumaria nacional e internacional. Ela ficará por cinco anos no Museu Catavento, na área central da capital.
FOTOS DIVULGAÇÃO |
A iniciativa é do Grupo Boticário para resgatar a história e a cultura do perfume como um dos hábitos mais antigos dos homens, além de valorizar a profissão do perfumista. As fragrâncias, criadas pelos egípcios, foram usadas por praticamente todas as civilizações e hoje movimentam uma indústria bilionária no mundo.
Para tirar essa ideia do papel, o grupo convidou a MChecon, uma das mais respeitadas empresas de cenografia do país. E a produção foi caprichada. A timeline da perfuraria foi construída com a consultoria de uma historiadora e inúmeros recursos digitais oferecem um mergulho ao universo do olfato e das fragrâncias.
Há, por exemplo, detalhes curiosos como réplicas de sarcófagos, pedrarias em pintura, a Cleópatra e seu cone perfumado evocando o Antigo Egito. Os visitantes poderão conhecer também o âmbar gris, um dos ingredientes mais preciosos da perfumaria, extraídos das baleias. Programa bem legal!
Deu vontade de ir?
A exposição está na seção Vida e Arcadas Subterrâneas do Museu Catavento (entrada pelo jardim interno), das 9h às 17h.