Como será o verão pós covid-19 na Itália? Muito diferente do que sempre foi. Para curtir o sol, há muitas regras estabelecidas pelo governo e que vão exigir novos hábitos dos banhistas!
Com mais de 7 mil km de costa e um litoral belíssimo, o país teme por aglomerações nos estabelecimentos à beira-mar, praias equipadas ou com acesso gratuito.
Assim, definiu que será preciso fazer reservas (também online) aos locais, intercalando os horários, para evitar reuniões e registrar usuários, além de rastrear quaisquer contatos em caso de contágios.
Essas listas de presença serão mantidas por um período de pelo menos 14 dias, conforme pede a legislação de privacidade.
Segundo o jornal italiano A Reppublica, os responsáveis pelo plano de reabertura vão também regular o acesso e o movimento nas praias.
Será obrigatório o distanciamento entre as pessoas, que deve ser de pelo menos de um metro aos que não pertencem ao mesmo grupo familiar. Isso vale também para os guardas-sóis e banhos de mar. A temperatura corporal dos banhistas será monitorada.
Shows e festas nas praias também estarão proibidos, assim como danças, eventos sociais e degustações de bufê.
O medo de contágio é tamanho que uma empresa até criou divisórias para serem instaladas na areia.
A equipe que monitora a saúde pública determinou ainda limpeza rigorosa (pelo menos uma vez por dia) em cadeiras, espreguiçadeiras, equipamentos, superfícies e barcos flutuantes. E os banhistas devem ser equipados com desinfetantes.