A Turquia, que havia anunciado neste domingo (27), a abertura para brasileiros a partir do dia 1º de julho, voltou atrás e passa a exigir quarentena para os que entram no país. E mais: cancelou os voos diretos a partir do Brasil.
A exigência da quarentena obrigatória é só uma fórmula, digamos assim, menos grosseira de dizer ao turista: não venha para cá.
O governo justificou a medida pela “escalada de casos das novas variantes do coronavírus”, segundo comunicado divulgado pelo Ministério do Interior da Turquia.
O Consulado-Geral do Brasil em Istambul informou não haver previsão sobre o fim da exigência de quarentena na chegada ao país mesmo para passageiros recuperados da covid ou que estejam totalmente vacinados.
Portanto, o consulado reiterou que viagens não essenciais à Turquia devem ser evitadas.
Na lista dos voos cancelados, além de o Brasil, estão África do Sul, Índia, Nepal, Bangladesh e Sri Lanka.
De fato, não é momento de viajar para este belo país. Isso porque os passageiros dos países com restrições são obrigados a cumprir isolamento em dormitórios administrados pelo governo turco.
E há relatos de turistas estrangeiros que têm sido obrigados a dividir o quarto com pessoas desconhecidas, o que pode gerar desconforto.
Além do mais, ninguém viaja para ficar 14 dias trancado num quarto de hotel.