O novo ciclo, chamado de “Ciclo Solar 25”, sinaliza que haverá um aumento no clima espacial que pode provocar efeitos na tecnologia da Terra e também para os astronautas no espaço.
Segundo a NASA, a descoberta será a chave para garantir que o mundo esteja pronto para lidar com os vários problemas e complicações que podem surgir como resultado dessa mudança no clima espacial.
A atividade do Sol ocorre em um ciclo de aproximadamente 11 anos, com a estrela movendo-se regularmente do silêncio para o ativo e de volta ao silêncio.
Esses períodos de atividade são conhecidos como clima solar e, embora suas mudanças tenham sido observadas por centenas de anos, muitos de seus processos e efeitos permanecem em grande parte misteriosos.
E quais seriam os efeitos dessas mudanças?
No espaço, os astronautas que não estão protegidos pelo campo magnético da Terra podem ser atingidos por quantidades perigosas de radiação.
E podem também causar problemas significativos para as tecnologias de comunicação de rádio no solo.
Os especialistas acreditam que o início do novo ciclo representa uma oportunidade de fazer planos para as mudanças esperadas nos próximos anos.
O período solar que marca o fim do ciclo anterior aconteceu em dezembro de 2019, diz a NASA.
À medida que o Sol entra em seu novo ciclo, ele pode levar a eventos dramáticos na superfície, como explosões gigantes e erupções solares. Eles podem lançar “luz, energia e material solar” no espaço, observou a NASA.